Como correr o CATIA V5 em modo administrador

De forma a entrar como administrador no CATIA V5, é necessário seguir os seguintes passos: Ir ao ‘Environment Editor’ da versão que pretendemos entrar como administrador e colocar o mesmo caminho para as seguintes variáveis: CATReferenceSettingPath CATUserSettingPath CATCollectionSettingPath 2. De seguida, ir às propriedades do atalho do CATIA V5 e acrescentar ao caminho ‘-Admin’. Como…

Ler

Novidades CATIA – Command Search

Quanto tempo já perdeu à procura de comandos que sabe o nome mas não se lembra ao certo a sua localização? Na atualização mais recente da plataforma 3DEXPERIENCE – R2024x FD01 – foi adicionada uma funcionalidade às aplicações nativas, designada Command Search, justamente para eliminar o tempo desperdiçado. Basta ao utilizador procurar pelo comando que…

Ler

[ATUALIZAÇÃO] Abrir CATIA V5 sem linha de comandos no Windows 11

Com o surgimento do sistema operativo Windows 11, cada vez mais aparece a pergunta “Como é que posso tirar a janela de linha de comandos quando se inicia o CATIA V5?”. Nesta dica trazemos a solução a esta situação. Ao iniciar o CATIA V5 no Windows 11, seja em que versão for, aparece da seguinte…

Ler

Criação de templates no 3DEXPERIENCE com integração no CATIA V5

A criação de templates permite que exista uma consistência e coerência entre todos os utilizadores e departamentos. Na plataforma 3DExperience com a integração do CATIA V5 através do PowerBy é possível criar e utilizar templates para iniciar novas peças, conjuntos ou desenhos 2D, tendo sempre a garantia que estão a ser utilizadas as últimas versões.…

Ler

Criação de cinemática no CATIA Composer

No CATIA COMPOSER também é possível fazer cinemática, de forma simples! Para iniciar a cinemática no CATIA Composer, basta em primeiro atribuir relações de pai/filho entre dois ou mais elementos em particular.E de seguida, atribuir o tipo de ligação (pode ser rígida, linear, concêntrica e esférica). É importante definir os sistemas coordenados das peças de…

Ler

Registo da versão CATIA V5 para abertura de ficheiros por defeito

Num computador em que estejam instaladas várias versões do CATIA V5, os ficheiros relacionados irão sempre abrir por defeito na última versão instalada. Para o configurar a abrir numa outra versão específica só tens de seguir os próximos passos: 1. Executar linha de comandos como administrador 2. Por defeito, as instalações do CATIA V5 encontram-se…

Ler

Gravar texto em superfícies não planas – CATIA 3DExperience

Sabias que é possível gravar texto em superfícies não planas no CATIA 3DExperience? Basta usar as ferramentas da aplicação Generative Shape Develop, que está presente nos roles de modelação da plataforma 3DExperience. Vê como no próximo vídeo: Se te quiseres recordar de como é que se cria texto na 3DExperience, visita este artigo: Criar texto…

Ler